Histórico

O SELUFMA teve início, em 2014, com o propósito principal de instituir, no calendário acadêmico da UFMA, um evento destinado a pôr em discussão temas e reflexões do âmbito dos Estudos Literários. Em sua primeira edição o evento trouxe ao público acadêmico um debate de caráter interdisciplinar, realizado graças à ação conjunta dos departamentos de Letras e de Filosofia da UFMA. Na ocasião, tendo sido contemplado com o patrocínio da FAPEMA (Edital APEC-2014), o simpósio contou com a participação de renomados conferencistas de outros estados do país (entre os quais João Cezar de Castro Rocha, Eduardo Jardim e Juliano Pessanha), além de pesquisadores da UFMA que versaram sobre a interface entre a arte literária e o saber filosófico. O conceito norteador do evento se estendeu para um projeto subsequente que foi a composição de um livro organizado pelo Prof. Dr. Rafael Quevedo (proponente) e pelo Prof. Dr. Wandeilson Miranda (DEFIL-UFMA) intitulado Trechos de um diálogo demorado: ensaios sobre Literatura e Filosofia, contemplado no edital APUB de 2015 e publicado no ano seguinte.

A especificidade do SELUFMA está pautada na promoção do debate e no caráter interdisciplinar. Em 2014, o evento pôs em diálogo a Literatura e a Filosofia e, em 2015, mesmo tendo como tema a homenagem aos cem anos do movimento literário português Orpheu (responsável por trazer a público nomes como Fernando Pessoa e Mario de Sá-Carneiro), contou com pesquisadores das áreas da filosofia, da psicanálise e dos estudos culturais, além de ter, como palestrante principal, o renomado poeta, tradutor e crítico literário Carlos Felipe Moisés, cuja participação não se restringiu à apresentação de uma conferência acadêmica mas se estendeu para uma roda de conversa com os convidados sobre sua carreira como poeta. Essa faceta do evento (também presente na primeira edição), nos pareceu extremamente exitosa: trazer convidados que possam falar de dois lugares distintos, o da academia, regime do discurso teoricamente lastreado, e o do fazer-artístico, regido pela téchne artística.